Notícia Janeiro branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros
22 de janeiro de 2026 - Orcedino Júnior
Janeiro branco: campanha chama atenção para saúde mental dos brasileiros

A Campanha Janeiro Branco é um movimento social e cultural mobiliza pessoas no mundo todo em torno da saúde mental. A cada janeiro, milhares de voluntários, profissionais e instituições realizam ações para sensibilizar a sociedade e influenciar políticas públicas.

Paz. Equilíbrio. Saúde Mental.

Em 2026, convidamos o mundo a respirar e repensar suas relações com o tempo, com as emoções e com a vida. Os post-its — antes símbolos de pressa, cobrança e urgência — tornam-se agora veículos de comunicação da campanha: pequenos suportes que carregam mensagens de cuidado, bem-estar emocional e qualidade de vida para indivíduos, instituições e comunidades inteiras. Cada post-it transforma um lembrete de pressão em um lembrete de humanidade.

Criada em 2014, em Uberlândia (MG), a campanha nasceu do desejo de transformar silêncio em diálogo e cuidado. Rapidamente expandiu-se pelo Brasil, ganhando apoio de profissionais, instituições e governos. Tornou-se a maior iniciativa global dedicada à saúde mental e hoje é reconhecida por legislações municipais, estaduais e federal, inspirando milhões de pessoas todos os anos.

Porque o Janeiro Branco escolheu Paz. Equilíbrio. Saúde Mental. e os post-its em 2026?

Em 2026, o Janeiro Branco propõe Paz. Equilíbrio. Saúde Mental porque o mundo está exausto, de pressões, urgências e silêncios. Precisamos recuperar o centro, reconstruir vínculos e resgatar a serenidade que sustenta a vida. Quando a mente encontra paz, tudo ao redor respira melhor, inclusive nossas instituições, territórios e relações sociais, tão impactadas pela urgência das necessidades psicossociais humanas.

Em 2026, o Janeiro Branco convida o mundo a desacelerar e ressignificar a relação com a saúde mental. Em um cotidiano marcado pela pressa e pela sobrecarga emocional, a campanha adota um símbolo simples, os post-its, para transformar urgências em cuidado.

Acessos - 77