Notícia Do sonho da casa própria a redução dos alugueis: o que Renato de Castro prometeu para a habitação em Goianésia
26 de junho de 2026 - Orcedino Júnior
Do sonho da casa própria a redução dos alugueis: o que Renato de Castro prometeu para a habitação em Goianésia

A habitação foi um dos principais pilares da campanha do prefeito Renato de Castro. Em seu plano de governo, o então candidato apresentou uma série de propostas voltadas à redução do déficit habitacional de Goianésia, prometendo desde a entrega de casas populares e doação de terrenos até programas de reforma de moradias e regularização fundiária.

Agora, com a Prefeitura iniciando as inscrições para o Programa 1.000 Casas, o debate volta à pauta e coloca em evidência os compromissos assumidos durante a campanha.

1200 casas gratuitas em parceria com o Governo de Goiás

A promessa de destaque foi buscar parceria com o Governo de Goiás para viabilizar a construção de 1.200 casas totalmente gratuitas.

Segundo o documento, o objetivo seria captar projetos estaduais capazes de contemplar famílias de baixa renda sem custo para os beneficiários.

A proposta indicava que o município buscaria apoio do Estado, reduzindo a necessidade de investimentos próprios para execução do programa.

Regularização fundiária

O plano também previa um amplo programa de regularização fundiária.

A proposta consistia em mapear todas as áreas irregulares do município e promover a entrega das escrituras aos moradores, garantindo segurança jurídica, direito à propriedade e acesso aos serviços públicos.

Programa Casa Nova

Outra iniciativa apresentada foi a criação do Programa Casa Nova.

A proposta previa a distribuição gratuita de materiais de construção, como telhas, cimento, tijolos e outros insumos para famílias em situação de vulnerabilidade que residem em imóveis precários ou em áreas de risco.

O programa seria financiado por meio de parcerias, subsídios, captação de recursos externos e recursos próprios do município.

Doação de 600 terrenos

Renato de Castro também prometeu a doação de 600 terrenos, acompanhada de auxílio para que as famílias pudessem construir suas residências.

Agilidade para novos empreendimentos

Entre as propostas estava ainda a promessa de dar maior celeridade à aprovação dos projetos encaminhados à Secretaria de Planejamento, medida voltada principalmente para incentivar novos empreendimentos imobiliários e reduzir a burocracia.

Redução do preço dos aluguéis

O plano de governo também incluiu a promessa de atuar para reduzir o valor dos aluguéis em Goianésia. Entretanto, o documento não especificava quais instrumentos ou políticas públicas seriam utilizados para alcançar esse objetivo.

Da campanha à execução

Somadas, as promessas apresentadas durante a campanha representavam uma das mais ambiciosas plataformas habitacionais já propostas em Goianésia. Apenas os compromissos de construção e entrega de moradias ultrapassavam 1800 unidades, considerando as 1.200 casas gratuitas em parceria com o Governo de Goiás e a doação de 600 terrenos com incentivo à construção.

Com o anúncio do Programa 1.000 Casas, parte da pauta habitacional volta ao centro do debate político do município. No entanto, permanecem questionamentos sobre a forma de financiamento, os critérios de seleção das famílias e o cronograma de execução. 

A concretização dessas propostas será um dos principais parâmetros para medir o cumprimento dos compromissos assumidos pelo prefeito na área da habitação ao longo do mandato, que se encerra em 2028.

Acessos - 26