Notícia Divulgada programação do Circuito das Cavalhadas 2025
21 de maio de 2025 - Orcedino Junior
Divulgada programação do Circuito das Cavalhadas 2025

Cavalhadas representam batalha entre mouros e cristãos (Foto_ Michely Mattos_Secult)

Portal Goiás - O Governo de Goiás divulgou, nesta quarta-feira (21/05), a programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025.

Neste ano, 15 municípios integram o circuito que começa dia 31 de maio, em Luziânia, e termina em 14 de setembro, em Silvânia. Todas as atividades são gratuitas.

O investimento do governo estadual neste ano é de R$ 4 milhões para a realização do festejo nos seguintes municípios: cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia.

O Circuito é uma ação de governo realizada da por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste ano, o objetivo é de avançar na nacionalização do festejo, trabalhando pelo desenvolvimento cultural, turístico e econômico das cidades envolvidas a partir de uma grande campanha de preservação do patrimônio cultural imaterial dos goianos representado pelas Cavalhadas.

A encenação das Cavalhadas é considerada uma das manifestações populares mais tradicionais de Goiás. Ela consiste em uma representação das batalhas ocorridas durante os séculos IX a XV entre cristãos e mouros, na Península Ibérica. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos.

Programe-se para o Circuito das Cavalhadas 2025

Luziânia: 31 de maio
Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
Posse: 7 e 8 de junho
Jaraguá: 8 e 9 de junho
Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
Crixás: 28 e 29 de junho
Niquelândia: 5 e 6 de julho
Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
Silvânia: 13 e 14 de setembro

Acessos - 252