Notícia Contran prorroga prazo para realização de exames toxicológicos
26 de janeiro de 2024 - Orcedino Junior
Contran prorroga prazo para realização de exames toxicológicos

.

Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran Goiás) informa que os condutores das categorias C, D e E, que estão com o exame toxicológico periódico vencido, têm novo período para regularizar a situação. A data limite foi definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Deliberação Nº 272, de 25 de janeiro deste ano.

Os novos prazos observarão escalonamento, de acordo com o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, da seguinte forma:

  • Condutores com validade da CNH de janeiro a junho, têm até 31 de março de 2024
  • Condutores com validade da CNH de julho a dezembro,têm até 30 de abril de 2024

O Detran-GO orienta que os motoristas podem consultar a data de validade do seu exame toxicológico no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para quem utiliza a versão digital do documento, ou verificar se a data de realização do último exame é superior a dois anos e seis meses.

No caso de descumprimento do prazo, após 30 dias do vencimento do exame, implica em multa gravíssima no valor de R$ 1.467,35, e inclusão de sete pontos na carteira e a abertura de processo administrativo de suspensão de suas habilidades. 

Também ocorrerá infração em deixar de realizar ou dirigir sem fazer o exame toxicológico, estando vencido, sendo que nesse último, em caso de reincidência, ao longo de 12 meses, a multa é de R$ 2.934,70, acarretando ainda a suspensão do direito de dirigir.

Fonte: Agência Cora 

Acessos - 59