
Visitantes de Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos de Goiás, terão que pagar pela entrada na cidade a partir de janeiro de 2025. Isso porque um projeto de lei que institui a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (26/11).
Segundo o texto aprovado pelos vereadores, o valor será aplicado diretamente sobre veículos que ingressarem no município, conhecido por seus parques aquáticos e águas termais. O projeto foi proposto pela Prefeitura de Caldas Novas.
Os valores da TPA variam conforme o tipo de veículo:
O prefeito Kleber Marra (MDB) argumentou que as despesas municipais até novembro ultrapassaram R$ 400 milhões, grande parte relacionada à manutenção urbana, como limpeza pública, coleta de lixo, saúde e fiscalização ambiental. Marra destacou que o turismo em Caldas Novas não é sazonal, o que sobrecarrega a cidade continuamente. “O desgaste na infraestrutura e o impacto ambiental ocorrem o ano todo”, afirmou.