Notícia
30 de março de 2026 - Orcedino Júnior
Depois de 7 anos, a problemática do prédio do Credeq em Goianésia teve fim, com a inauguração do Agrocolégio Maguito Vilela no local neste domingo, 29.
O Centro de Ensino que funcionará no Agrocolégio leva o nome de Ricardo Fontoura de Siqueira, empresário do agronegócio e ex-presidente do Grupo Otávio Lage, que faleceu em 2017.
O evento reuniu diversas autoridades e lideranças políticas, além de pais de alunos e moradores da cidade, que acompanharam de perto a entrega do novo espaço educacional. Estiveram presentes o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, a secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli, o deputado federal José Nelto, o deputado estadual Lineu Olímpio e o prefeito de Goanésia, Renato de Castro.
Prédio ficou 7 anos no abandono
O prédio de 2 mil metros quadros, que custou aos cofres públicos mais de R$ 28 milhões (R$ 28.230.208,77), foi construído para abrigar o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), mas desde que foi concluído, em 2018, na gestão do ex-governador Marconi Perillo, ficou sem utilização.
Em 2023, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) acionou o Estado para desse destinação pública ao prédio do Credeq. Na época, foi solicitado informações ao Conselho Municipal de Saúde. No curso de um inquérito civil público para apurar os fatos envolvendo o abandono, o então prefeito de Goianésia Leonardo Menezes apresentou manifestação ao Ministério Público afirmando, por meio de documentos, que, desde 2021, tinha adotado providências junto ao Estado para destinar o prédio para instalação de Instituto Técnico de Formação, mas que nunca obteve retorno. Uma diligência solicitada pelo MP constatou na época, o total abandono do prédio, sendo observada acentuada deterioração na estrutura do local.
Ao questionar o Estado sobre os fatos, o MP foi informado então que não havia interesse na implementação de programa de atenção psicossocial no município, mas que estaria sendo analisada pelo governo a possibilidade de cessão do prédio à Secretaria de Segurança Pública, não apresentado nenhum prazo para que isso fosse feito.
Após essa ação do MP-GO, a Justiça em abril de 2024, deu 120 dias para que o Estado promovesse o uso do Credeq no Município.
Agora, com a inauguração do agrocolégio, Estado e Município resolveram esse descaso com o dinheiro público que perdurou por 7 anos.