Notícia Alerta de calor extremo é prolongado para seis estados brasileiros; Goiás está entre eles
30 de dezembro de 2025 - Orcedino Júnior
Alerta de calor extremo é prolongado para seis estados brasileiros; Goiás está entre eles

Mapa mostra mancha que representar onda de calor, em vermelho, sobre a região sul de Goiás (Foto_

O alerta de calor extremo que estava previsto para terminar nesta quarta-feira (30/12) foi prorrogado e segue em vigor até as 18h da próxima quarta-feira (31/12) em seis estados brasileiros, entre eles Goiás. O aviso de perigo é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indica que a região sul do estado goiano deve ser a mais afetada pelas altas temperaturas.

Além de Goiás, o alerta vermelho foi estendido para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. A prorrogação ocorreu porque as projeções meteorológicas continuam apontando temperaturas cerca de 5 °C acima da média climatológica para este período do ano, o que representa risco à saúde pública.

Diante do cenário, a recomendação é para que a população redobre os cuidados como, por exemplo, beber muita água, utilizar roupas leves e evitar atividades físicas ao ar livre, principalmente nos horários de maior incidência solar.

Risco de tempestade

Em Goiás, apesar do calor intenso, há previsão de chuva para grande parte do estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), 196 dos 246 municípios goianos estão na lista com possibilidade de precipitações, que podem ocorrer de de forma irrregular.

Conforme mostrado pela reportagem do Mais Goiás, o calor persistente é provocado pela influência de um bloqueio atmosférico sobre a região Sudeste do Brasil, que impede o avanço de frentes frias para o Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, o transporte de umidade da Região Norte em direção ao centro do país, aliado ao forte aquecimento diurno típico do verão, favorece a formação de pancadas de chuva, algumas acompanhadas de ventos fortes.

Acessos - 39