Opinião já tinha alertado: Depósito de entulho da prefeitura virou lixão no meio da cidade

 

Até mesmo o muro de proteção foi retirado. Abandono e descaso por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Proprietários de áreas próximas onde funciona, ou funcionava, o atual depósito de entulhos acusam o município de abandonar o mesmo, como já havia alertado o Jornal Opinião em 16 de fevereiro de 2014.

Em reportagem publicada no início do ano, o site opinianet alertou a prefeitura de Goianésia que, sem planejamento e estrutura o chamado depósito transitório de RCD (Resíduo de Construção e Demolição) viraria “lixão”. Não deu em outra, foi abandonado e está à mercê do tempo. Sem contar que, o repórter e diretor do Opinião, André Wenceslau, foi abordado e criticado por uma fiscal, grande responsável e idealizadora do projeto, em um supermercado da cidade.

 

Veja a matéria publicada em 16 de fevereiro de 2014:

 

Moradores do Bairro Santa Cecilia e Setor Universitario estão revoltados com a Prefeitura de Goianésia. Em uma área na Avenida Contorno, no lugar de se construir uma obra pública, a Prefeitura transformou em depósito de entulho.

O morador Marcelo Oliveira, disse que os vizinhos estão revoltados porque não aguentam mais a sujeira. “Estamos vivendo no meio do pó. Quando chove tudo vira barro. Não aguentamos mais a barulheira e a sujeira criada pela Prefeitura”.


A reportagem do Opinião esteve no local e constatou a veracidade dos fatos. A atitude da prefeitura até que tem fundamento, só que na intenção de se criar um depósito provisório de entulho, está criando um lixão dentro da cidade. Sem qualquer planejamento e idealizado por pessoas despreparadas, o lugar fica aberto e sem qualquer tipo de vigilância, estando propício para receber todo tipo de material. Conforme as fotos pode-se observar a quantidade variada de lixo. Lá se vê lixo verde, lixo orgânico, entulhos e vários tipos de materiais. O que mais chamou a atenção, é que a própria Prefeitura vem realizando inúmeras ações no combate a Dengue, e a Secretaria de Meio Ambiente vem e cria um espaço que contem inúmeros tipos de criadouros para o mosquito da Dengue.

  

Importância e Benefício

 

Essa ação emergencial tem importância fundamental no município, gerando benefícios em relação à limpeza em áreas de descarte irregular na cidade. A ideia é fazer que os cidadãos tenham um espaço regularizado para descartar esses materiais, ao invés de jogá-los na beira das estradas ou em matas. A prefeitura recebe e destina aos locais adequados. A cidade ficará mais limpa. Só que para funcionar é necessário uma campanha educativa para informar ao cidadão, uma estrutura física adequada que coíba o descarte de materiais impróprio para o local. No caso do referido depósito, sequer tem um portão, e a reportagem do Opinião, que esteve no local por duas vezes não encontrou ninguém que se responsabilizasse pela fiscalização.

0
0
0
s2sdefault

css custom

© 2024 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados