Foto: Orcedino Júnior
A vitória do Goianésia Esporte Clube nessa quinta-feira, 13, encheu de esperança o torcedor do Azução, bem como a equipe e diretoria. A meta é aproveitar o clima de vitória, o fator campo e ir com tudo pra cima do Goiás, no próximo domingo, 16.
Há quatro times na luta contra o Z-4. Curiosamente são os representantes goianos na Série D 2025. O Goiatuba, que só venceu uma partida no estadual, é o lanterna da competição, em 12º lugar; acima dele, em 11º, se encontra o Goiânia, dono da pior defesa do Goianão.
O Goianésia, após a vitória desta quinta-feira (13) sobre o Galo Carijó, saiu da zona de rebaixamento e está na 10ª colocação, com 9 pontos; a mesma pontuação da Aparecidense, que não vence há seis jogos
Número Mágico
O Goianão 2025 ainda não tem uma pontuação estabelecida para escapar do rebaixamento e caminha para estabelecer um novo recorde de pontuação pela permanência na elite. Hoje, Aparecidense, Goianésia e Abecat, primeiros times fora do Z-2, têm nove pontos. No atual formato, clubes que fizeram esta pontuação sempre ficaram, mas esta pode não ser a regra.
Goiânia e Goiatuba, que hoje estão na faixa de rebaixamento, têm sete pontos, ou seja, podem chegar a dez com uma simples vitória - e ainda restam duas partidas. O número mágico, portanto, pode subir. Esta é a terceira edição do Goianão neste formato.
No ano passado, os dois rebaixados fizeram apenas cinco pontos. O Crac, primeiro fora do Z-2, ficou com nove. Em 2023, o Morrinhos permaneceu com oito pontos somados. Em 2022, o formato tinha divisão por grupos, mas o Grêmio Anápolis evitou a queda com oito pontos.
A briga contra a queda tem, além de Goiânia e Goiatuba, Goianésia, Aparecidense e Abecat. Com 11 pontos, o Crac cairia apenas num desastre nas últimas rodadas.
Classificação
O Azulão do Vale ainda pode se classificar entre as 8 equipes que disputarão a 2ª fase da competição, em 2 grupos, com jogos de ida e volta. Tudov vai depender dos resultados na 2 rodadas finais da 1ª fase.