Goianésia dá exemplo em acessibilidade e cria a Central de Apoio ao Surdo

Primeira-dama do Município,  Eloá Menezes, é a idealizadora da CAS na gestão municipal. Primeira-dama do Município, Eloá Menezes, é a idealizadora da CAS na gestão municipal.

A Prefeitura de Goianésia lançou neste sábado (24/04), um projeto inédito no Município.

A Central de Apoio aos Surdos (CAS) funcionará no prédio da prefeitura e realizará atendimentos presenciais, principalmente, em órgãos públicos, em que os surdos precisem ter acesso. A iniciativa do projeto é da primeira-dama e secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos, Eloá Menezes.

Além da prestação dos atendimentos, a central estuda a criação de escolas bilíngues, para que sejam implantadas na cidade, ensinando a linguagem de sinais para mais pessoas, principalmente, aquelas ligadas ao serviço público como servidores e prestadores de serviços.

Durante o discurso de inauguração do projeto, o prefeito Leonardo Menezes contou uma experiência vivida ainda na época de campanha eleitoral, que motivou a criação da central na cidade, depois que tomou conhecimento das dificuldades que a categoria enfrenta, muitas vezes, dentro da própria casa em que vivem. “Me tocou muito, quando, durante a campanha, eu me reuni com um grupo de surdos da cidade e descobri a dificuldade que eles enfrentam, porque muitos nem sabem ler, por conta da dependência da linguagem de sinais para se comunicar, partindo daí nasceu essa nossa preocupação e a necessidade de oferecer este suporte”, afirmou o prefeito.

Dulce Ananias, coordenadora do projeto, começou a conquista dos surdos do município, e afirmou que espera de outras cidades do Estado de Goiás a mesma iniciativa, multiplicando assim, este gesto de carinho e respeito: “Nos sabemos a dificuldade que os surdos enfrentam, e este projeto nasceu para diminuir as dificuldades que são enfrentadas por essa categoria, principalmente em órgãos públicos, onde, na maioria das vezes não há acessibilidade para eles”, disse.

Welington Lima Barbosa / Assessoria de Comunicação

Equipe da CAS com o prefeito Leonardo Menezes e primeira-dama Eloah.Equipe da CAS com o prefeito Leonardo Menezes e primeira-dama Eloah.

0
0
0
s2sdefault

css custom

© 2021 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados