Gilberto Naves e Jalles Fontoura falam ao Opinião

Gilberto Naves e Jalles Fontoura apresentaram suas propostas ao eleitor.Gilberto Naves e Jalles Fontoura apresentaram suas propostas ao eleitor.

Confira as entrevistas concedidas com exclusividade ao Jornal Opinião,  pelos candidatos a prefeito em Goianésia, Gilberto Naves (PMDB) e Jalles Fontoura (PSDB).

Entrevista com Gilberto  naves candidato a prefeito de Goianesia

Opinião: Dr° Gilberto porque o senhor saiu novamente candidato ?
Gilberto : Eu recebi a convocação dos amigos , companheiros e da população de Goianésia para disputar o mandato como uma nova missão a ser cumprida em favor da cidade. O objetivo principal do novo mandato é preservar as conquistas que nós alcançamos no primeiro governo.  O exemplo é das conquistas da educação, que conseguiu grandes saltos em nosso governo, com a valorização dos professores, a modernização da infra estrutura das escolas, dos equipamentos, biblioteca em condições de trabalho e também da melhoria salarial de todos os professores. Hoje nós temos uma qualidade de ensino e uma inovação de modernidade na escola e esse processo não pode ser interrompido. A educação deve ser vista como um ponto principal e fundamental de todas as gerações de governos e nós queremos manter e consolidar o projeto educacional. Outro ponto importante da conquista é o da política fiscal do município. Nós acabamos com os aumentos abusivos de impostos e implantamos o respeito ao contribuinte. Acabamos com o terror fiscal durante todo nosso governo ninguém viu força policial, ninguém viu o abuso fiscal massacrando os nossos contribuintes, os nossos comerciantes; então esse respeito ao contribuinte é um ponto alto do nosso governo e precisa ser preservado. Outras conquistas vem da realização da festa da pecuária de portões abertos, vem do apoio universitário para ir a Anápolis com o custo quase que simbólico de 10% do salário mínimo hoje com seis ônibus, do transporte para Jaraguá, Juscelândia e Cafelândia para Goianésia, além das bolsas universitárias municipais e ainda conquista também em todas as demais áreas. Se nós fizermos um balanço comparativo de todas as linhas de atividades de governo, o nosso governo atual representou avanço, representou melhorias, então a preservação de tudo isso o aperfeiçoamento de novos projetos é motivo da nossa candidatura a reeleição.
Opinião : Infra estrutura ?
Gilberto: Na infra estrutura também fizemos muito. Compramos com recursos próprios um patrol  novo,  compramos trator de pneus, compramos 2 caminhões novos coletadores de lixo, compramos vários veículos para departamentos de obras, reformamos patrolas, pá mecânica , reformamos equipamento que nós tínhamos, fizemos o asfaltamento de todos os bairros de Goianesia. A meta  agora é o recapeamento dos asfalto envelhecidos; é o que vamos fazer na segunda gestão, bem como complementar o asfalto e o recapeamento dos povoados que ainda é necessário  complementar o asfaltamento  e iniciar já no próximo governo, as primeiras estradas municipais asfaltadas, que é  um sonho que o governo municipal precisa ter. Estes são em linhas gerais a manutenção e os serviços da infra estrutura.
Opinião: Esporte?
Gilberto: No esporte também tivemos grandes avanços como Goianesia Esporte Clube uma grande marca de conquista elevando-o a primeira divisão e o mantendo já pelo 3° ano consecutivo na elite. Os esportes especializados também mereceram nossa atenção. Nós estamos realizando campeonato de futebol amador, realizamos a Copa Haroldo Carrinho, o esporte de Vôlei, basquete; inclusive Goianesia foi campeão da liga feminina de futsal do norte do estado. Estamos implantando basquete em cadeira de rodas, que é outra modalidade inclusão dos cadeirantes na área esportiva. Reformamos o centro esportivo Afredo Nasser e a próxima etapa é a reforma do Ginásio de esporte e a construção da praça de esporte e lazer do bairro Nova Fiíca, que terá quadra coberta , pista de skate, quadra de vôlei de areia, cine teatro, pista de caminhada, piscina semi olímpica e será na verdade um mini centro olímpico para atender a demanda da juventude em Goianésia. Construímos já 5 quadras de esportes na escolas e vamos fazer a reforma imediata do estádio para atender às novas exigências do Goianésia na Primeira Divisão.
Opinião: No setor de Segurança o que o senhor pretende realizar?
Gilberto: A segurança pública melhorou muito em nosso governo; estávamos vindo de um violência desenfreada, com mais de 30 homicídios todos os anos, com o apoio à Polícia Civil e a Polícia Militar, e também apoiamos o Corpo de Bombeiros, com pessoal e manutenção para estes órgãos de segurança. Assim, nós reduzimos substancialmente a violência. Em 2011, tivemos a ocorrência de 12 homicídios, e até agora fim de julho tivemos a ocorrência de 5 homicídios em Goianesia contrapondo a média de 30 que era nos anos anteriores. Então, nós vamos  manter todo este apoio, manter toda essa efetiva contribuição para que a cidade tenha a segurança cada vez melhor. Além disso, vale lembrar que nós temos um projeto feito pelo governo federal  que é a implantação de 25 câmeras  de segurança. O projeto já esta feito, os locais das câmeras já estão definidos no projeto, só aguardando a parceria do governo federal para implantação da vigilância eletrônica.
Opinião: Cultura?
Gilberto: Nós vamos mantê-la ao alcance da população mais pobre como fizemos no Centro Cultural, além dos incentivos aos eventos teatrais, eventos de valorização dos artistas, dos escritores, poetas, músicos, além das bolsas que aconteceram no programa vidarte que traz balé, aulas de violão, hip hop, teclados, artes cênicas, tudo inteiramente grátis ao alcance de toda a população. Nós vemos hoje que mais de 300 alunos, criancinhas pobres e humildes da periferia, dançando balé, aprendendo artes cênicas, violão, teclado e todas as outras artes. Essa cultura ao alcance da população é importante. Tivemos também o cinema popular na praça da matriz, tivemos o festival do humor que completou sua 7° edição e tantos outros que nos estamos fazendo.
Opinião: Funcionários públicos?
Gilberto: Os funcionários públicos ganharam no nosso governo dignidade, respeito, acabou aquela onda de perseguição de transferência de servidores o cumprimento da data base da reposição salarial, a manutenção da gratificação de diretocracia pra quem desempenha suas atividades com rigor e também a reclassificação de varias categorias. Tivemos por exemplo a questão dos médicos, a saída de 6 mil e poucos reais do PSF que recebiam, para 11 mil e novecentos. Tivemos um aumento substancial dos professores que hoje ganham acima do piso nacional de salário, tivemos também a reclassificação das assistentes de creches que deixaram a assistência social e incorporam à Secretaria da Educação com carreira na educação. Tivemos também uma reclassificação das técnicas de enfermagem. Tudo isso é o aprimoramento e por isso que vamos implantar a agora a escola de formação do servidor publico. Através dessa escola o servidor vai ficar capacitado, vai profissionalizar para receber promoção através da conquista do aprendizado da escola do servidor público municipal. Também mantemos o pagamento em dia, quitando a folha até o dia 20 de cada mês, sendo que quando o dia 20 cai no domingo, o pagamento vem no dia 18.
Opinião: Porque o senhor manteve o vice prefeito?
Gilberto: O vice prefeito foi uma grande conquista nossa nessas eleições, a sua juventude, seu preparo, competência, sua lealdade, seu vínculo com a juventude é o elo mais forte que temos da juventude para com o governo. O Renato de Castro, pelas suas qualidades, acima de tudo pelo o que ele representa da presença jovem no nosso governo, continuará com vice prefeito.
Opinião: Candidatos a vereadores?
Gilberto: Nós temos um quadro extraordinário dessa vez, A expectativa é que nos possamos ter maioria na Câmara. É muito importante para o prefeito governar com o apoio da Câmara,  dá sustentação, dá respaldo para aprovação dos projetos, então nós buscamos é conclamarmos a comunidade  de Goianesia a dar o apoio além da nossa vitoria expressiva para prefeito, a eleição de uma  maioria no Legislativo Municipal dos candidatos a vereadores da nossa coligação.
Opinião: Campanha?
Gilberto: A campanha será muito simples, campanha humilde, nós não temos recursos e nem disposição para fazer uma disputa econômica. Nós não vamos fazer leilão de ninguém, nós vamos gastar só aquilo que é necessário, o básico. A regra da campanha é humildade, é a verdade, a transparência, a conversa com o eleitor, o eleitor tem que decidir de forma soberana, cada um tem que decidir aquilo que seu coração manda, não pode ter influencia de poder econômico, de ameaças e promessas mentirosas, o mais importante é a liberdade do eleitor pra decidir de acordo com Deus e com a sua consciência.
Opinião: Tratamento da Imprensa?
Gilberto: O tratamento da imprensa foi exemplar no nosso governo, relacionamos de forma sadia de forma independente, respeitamos a imprensa, não impondo pauta, dando liberdade para que a imprensa pudesse fazer o seu trabalho de acordo com a verdade com os fatos, com a realidade e será esse de novo procedimento. Quero uma imprensa permanente que informe, uma imprensa que tenha opinião, uma imprensa livre e vai ter o apoio do governo municipal para o fortalecimento dos veículos de comunicação na cidade.
Opinião: Mensagem para o eleitor?
Gilberto: A mensagem primeira é elevar nosso pensamento a Deus, ele é o dono da nossa vontade e do nosso projeto. O nosso projeto primeiro lugar esta nas mãos de Deus. Na hora de tomar uma decisão eu tive que me ajoelhar, pensar no que Deus queria que eu fosse; então eu sou instrumento de um projeto que não é meu, foi colocado por Deus nas minhas mãos. Agora eu quero colocar isso na vontade da população de Goianésia; a comunidade de Goianésia sabe que eu gosto de trabalhar, sou uma pessoa esforçada, que luta pra fazer o melhor, faço as coisas com honestidade, com seriedade com competência e é isso que eu vou buscar para população. Para eu ser prefeito eu quero o apoio da população, eu não quero ser prefeito isolado, eu não quero ganhar as eleições de qualquer jeito a qualquer custo, eu quero que as eleições sejam resolvidas bastante livres e democráticas. Eu quero governar com os princípios cristãos e com o apoio da população de Goianesia.

Entrevista com Jalles Fontoura de Siqueira Candidato a prefeito de Goianesia

Opinião: Jales, o que levou o senhor a ser candidato a prefeito ?

Jales: Eu não era candidato, e sim, coordenador da campanha para identificar um nome de uma proposta de renovação de novas lideranças já que o Otavinho não seria candidato. Esta articulação acabou fazendo com que eu fosse candidato, o fato de eu estar dentro desta coordenação de escolha acabou trazendo o foco em cima de mim e finalmente uma pressão muito grande dos companheiros, eu aceitei ser candidato. O Mateus e a Dra Rosa não quiseram ser candidatos e aí eu achei melhor ser, uma vez que o meu nome unia todos os companheiros e os 11 partidos aliados do qual foi unanimidade, e voz do povo é voz de Deus.
Opinião: O Senhor já foi prefeito de Goianesia, deputado estadual, federal, secretário de estado e vários  outros cargos; agora o senhor volta a disputar o mandato de prefeito. O que o senhor pretende fazer por Goianesia se caso for eleito ?
Jales: Essa candidatura que eu aceitei, a gente já havia feito um projeto, encaminhado bem as idéias e metas de um projeto que se chamou de Goianésia pode mais, que acabou virando o nome da campanha. Eu notei na pesquisa qualitativa, nas conversas, nas reuniões, que Goianésia havia superado parte da infra estrutura e estava muita aberta a desafios para dar continuidade o avanço e um novo salto no desenvolvimento da cidade. Estava aberta agora para parte de serviços e especialmente saúde e educação, pois a cidade hoje passa por um novo estágio de desenvolvimento do agronegócio para cidade do conhecimento, ou seja, nessa área de serviço em função da educação com estabelecimento novo em Goianesia de um pólo de educação, um pólo de conhecimento com o fortalecimento muito grande de desta área, desde à pré-escola até a universidade e com o direito de todo cidadão de Goianesia cursar um curso superior. Goianésia hoje tem um capital acumulado e muitas atividades da economia que permitem a todos os cidadãos de Goianesia cursar um curso superior aqui mesmo. Então o curso deixou de ser privilégio para poucos, para ser direito de todos. Aliás, a Constituição do Brasil fala que a educação e a saúde é direito do cidadão e dever do Estado. E a gente está propondo isso pra Goianesia e para isso o ponto de encontro de educação e saúde, é a faculdade de medicina.
Opinião: Essa faculdade de medicina está no seu plano de Governo?
Jales: Já que a saúde de Goianesia precisa dar um salto de uma cidade rica e industrializada, é preciso fazer com que a saúde e a educação alcancem um nível que a cidade tem em outras áreas. Então não é fazer só estas duas, eu quero trazer pra cá a Universidade Federal de Goiás, UFG, reforçar muito a UEG, dar oportunidade para Unievangélica, fazer com que Goianesia possa ser um pólo universitário e dentro dele tenham muitos cursos e muitas opções, de modo que a cidade possa trabalhar muito o conhecimento; hoje é muito mais importante as pessoas ser do que terem, e a pessoa ser significa que a pessoa investiu no conhecimento, na consciência do cidadão, no aumento da renda, na melhor da qualidade de vida, pois assim ela passa a ter muito mais capacidade de enfrentar o mundo que hoje é globalizado; o homem tem internet, o mundo da resolutividade, sustentabilidade; a condição mais importante para o Brasil se transformar em um país de primeiro mundo é focar exatamente na educação e saúde.
Opinião: Goianesia hoje é uma cidade totalmente asfaltada com rede de esgoto, o que o senhor acha que precisa realizar na infra-estrutura, qual a proposta do seu governo?
Jales: Na infra-estrutura, a gente tem grandes desafios; por exemplo, eu focaria em quatro obras importantes para Goianesia. Primeiro, a rodovia ligando Goianesia a Barreiro, Cafelândia e Juscelândia, Codora. Depois a rodovia ligando Goianesia, Cirilândia, Santa Isabel e terceiro, a rodovia ligando Goianesia ao Malhador, Pirenópolis e em 4° lugar a construção de 2 mil casas para as pessoas carentes que não possa construir suas casas, ou seja, pois uma cidade da riqueza de Goianesia não pode deixar uma família sem acesso à habitação. Elas vão ser feita com financiamento básico do governo do estado, eu tenho conversado muito e tenho o comprometimento do governador Marconi Perillo , que virão em Goianesia e vão anunciar estas obras. São programas que fazem parte da infra-estrutura do município. Quanto ao asfaltamento, é mais importante hoje em Goianésia recapear do que fazer o asfalto, porque a partir de agora, qualquer novo loteamento, tem quer ser entregue com infra-estrutura. esta página esta virada, a não ser o Colina park que precisa ser asfaltado, Goianesia basicamente já tem asfalto, agora é dar continuidade.
Opinião:Você foi prefeito; hoje o funcionário público aumentou bastante. O que o seu programa oferecerá ao funcionário publico ?
Jales :O funcionário publico é a ligação entre arrecadação da prefeitura e aplicação do dinheiro para que ele chegue às pessoas e um instrumento fundamental, é o primeira grande instrumento de ação da prefeitura; seu patrimônio maior são os funcionários , uma equipe bem remunerada trabalha com eficiência através de cursos, através de aperfeiçoamento, através do respeito ao funcionário, ela naturalmente vai funcionar muito mais, eu acho que o funcionário da prefeitura hoje e um quadro já bem consolidado, um quadro que tem possibilidade de dar muita resposta, é preciso mobilizar, o funcionário da área administrativo, da educação as pessoas da parte da construção, infraestrutura, enfim é fundamental que estas pessoas trabalhe motivada.
Opinião: E o Esporte ?
Jales: Nós vamos ter nesse mandato a copa do mundo em 14 e as olimpíadas em 2016, então os dois maiores eventos esportivos do mundo, estarão no Brasil, isso vai atrair a mídia,vai fazer um movimento muito grande de apoio, nós vamos criar um secretaria de juventude e esporte e lazer, que exatamente a forma de separar esporte de educação , para poder da mais foco no esporte, fazer o Goianesia na 1° divisão, fazer o lazer da pecuária de portões abertos, fazer os campeonatos de várzea,campeonatos específicos. Além do futebol, ciclismo , natação e outros esportes tem que ser bastante privilegiados, porque o esporte além da formação da pessoa como jogo de equipe, consciencia corporal, o esporte é um arma para fazer a prevenção do crack em Goianesia ,que hoje é um dos maiores problemas , maiores chagas, é uma problemática que deixa a família perplexa , é difícil enfrentar este problema, então o esporte e um forma de mobilizar, especialmente os jovens.

Opinião: A segurança ?
Jales: a segurança , depois da saúde é disparadamente a grande prioridade das pessoas em Goianésia; a segurança é o segundo maior problema, infelizmente,o programa passa por instalação de câmaras nos pontos com maior incidência de problemas de violência, assaltos, roubos,por exemplo na Avenida Goiás, em alguns bairros, então é um programa que vai ser feito com monitoramente e que vai ser centralizado na guarda municipal. Então ela vai trabalhar em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar e ter um papel comunitário o que parece ser o ponto, que inclusive já esta sendo feito com o financiamento do ministério da justiça
Opinião: Cultura ?
Jales:cultura, pra mim tem vários aspectos; por exemplo, o centro cultural tem que estar super ativo, hiper ativo, deste o teatro, a dança, a música, a maior manifestação da cultura brasileira é a música,as artes, a cultura em Goianesia vem desde o sertanejo. Outro dia eu assistiu uma exibição de um cantor de Goianesia, chamado Rafael silva, no alto do barreiro, lá na fazenda do Alceu, uma apresentação maravilhosa, que demonstra muito bem a cultura de Goianesia
E a cultura em todos os níveis,na área literária, eu acho que a cultura tem que ser algo prioritário, é fundamental que a gente incentivar a cultura de Goianesia, a cultura de nosso estado, par dar às pessoas essa consciência cultural

Opinião: Porque a escolha do Dr. Robson pra vice ?
Jales:Eu acho o Dr. Robson um fenômeno. Ele chegou aqui quando o Otavinho era prefeito e a Dr° Rosa era secretária da saúde e conseguiu abrir um caminho e transformou um problema grave que tinha na época, a hemodiálise em uma solução. Ele fez com que as pessoas que sofria indo a Anápolis, pudesse fazer aqui tranquilamente, Mais de 100 pessoas fazem esse tratamento aqui em Goianesia, ter seu tratamento, preservar sua vida ter um conforto muito melhor, o que foi estendido para vários municípios aqui no entorno. Ele é um exemplo bom, é um modelo bom, é um caso a estudar, um problema que se transformou em um solução financiado pelo SUS, isso tem que acontecer na UTI, na ortopedia que também é financiada pelo SUS, que são problemas gravíssimos em Goianesia e hoje tem financiamento por parte do SUS com a parceria da prefeitura. Então o Dr° Robson foi pra mim a parceria perfeita, o balaio com a tapa, ele é um jovem , ele é da área de saúde , ele tem um facilidade de comunicação, tem um simpatia irradiante com todos os seus pacientes e amigos, é um bom esportista, é um pessoa que tem um simplicidade, casou aqui em Goianesia, tem filho, aqui, então foi um enorme contribuição que o Dr° Robson dá dando hoje, especialmente no foco da saúde que ele tem.
Opinião: Equipe de Candidato a vereadores ?
Jales : 60 candidatos, 11 partidos, eles que estão fazendo a campanha ,os vereadores que estão carregando a campanha e hoje o instrumento mais poderoso de comunicação de convencimento,isso foi identificado na pesquisa qualitativa são as reuniões muitos mais que comício, carro de som. As reuniões são a grande forma de comunicação entre as pessoas e os políticos e as propostas e os vereadores estão fazendo isso. Então nós temos muitos valores em toda a cidade e em todos os seguimentos das camadas política e social, enfim nós temos um número de homens e mulheres que estão valorizando muito e efetivamente estão conduzindo a campanha política aqui em Goianesia
Opinião: Você sendo prefeito qual será o seu tratamento com a imprensa de Goianesia ?
Jales :A imprensa tem um papel fundamental; eu que é fazer com que as pessoas de um forma transparente, tenham um conhecimento de tudo que acontece da verdade, das opções da liberdade  e da critica que é fundamental; eu acho que a imprensa de Goianesia já é um instituição que contribui com as pessoas, pois tudo ficam sabendo rapidamente, é impressionante, eu não vi um pessoa que não soubesse que eu era candidato, isso uns 5 dias depois da convenção. Então a comunicação hoje em Goianesia é rápida, com a extensão da internet, das redes sociais twiter, facebook. Enfim, uma enorme capacidade de comunicação, a imprensa é a grande responsável pela análise, pela informação, ela tem que ser muito valorizada.
Opinião:Qual é a mensagem que você mandaria a todos os eleitores através do jornal opinião ?
Jales :A mensagem é de muita confiança no futuro de Goianesia. Goianesia hoje é um município que tem uma perspectiva em Goiás como poucos lugares é um povo ativo que tem um valor baseado no trabalho é um povo que quer avançar , eu diria que o meu trabalho é no sentido de empolgar o eleitorado ate dia 07 de outubro em cima das grandes causas que estão latentes , que são potenciais, que estão aí pra gente identificar e fazer essa grande salto pro futuro
Essa é a minha esperança, eu vejo que Goianésia  está rapidamente absorvendo querendo discutir democraticamente os temas e pensando nesse futuro que pode trazer um melhoria na qualidade de vida, melhoria na renda das pessoas, enfim uma cidade melhor.
Opinião: como vai ser esta campanha, vai ser uma campanha seria, trabalhadora sem atingimento do adversário se preocupando exclusivamente com a sua candidatura ?
Jales : Estamos em um nível de preparo político, consciência política , que as pessoas estão muitas mais preocupadas com o que elas tem a ganhar com o futuro, então elas olham o candidato a prefeito a vereador e vão avaliar qual a perspectiva que aquele candidato tem pra cada um, independente do que pensa o pai , pensa o filho, que pensa o irmão, que pensa o político, enfim, cada pessoa hoje tem sua própria consciência política e vai votar de acordo com ela, isso que é importante, ela não está preocupada com o que alguém está fazendo ou que às vezes deixou de fazer, mas naquilo que vai ser feito, inclusive a definição que vai ser feito no dia 07 de outubro vai ser em cima dessa perspectiva que cada candidato pode dar pra vida das pessoas.

0
0
0
s2sdefault

css custom

© 2025 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados