Conheça os 5 principais erros cometidos por quem quer emagrecer

Goiânia - Normalmente, quem quer emagrecer busca por um resultando rápido e eficaz. Para isso, tendem a tomar atitudes radicais e fazer dietas extremas que até podem proporcionar perda de peso na balança, mas não significa que seja de forma saudável e sustentável.

 A nutricionista Ivana Cobe, do 5S Estilo de Vida Saudável, selecionou alguns dos principais erros cometidos durante o processo de emagrecimento e maneiras de evitá-los. Confira:

1 - Pular refeições
Não realizar uma refeição pensando que irá emagrecer por comer menos é um dos principais erros que as pessoas cometem. “Quando passa longos períodos sem se alimentar, o organismo utiliza proteínas do músculo, fazendo com que aconteça a perda de massa magra no lugar da gordura. Além disso, se a pessoa inicia uma refeição com muita fome, a tendência é que ela acabe exagerando nas quantidades.” A nutricionista ainda ressalta sobre a diferença de pular refeições e de fazer o jejum intermitente. “Quando planejado e programado, o jejum intermitente é benéfico para a perda de peso, o que não acontece quando a pessoa resolve pular refeições, se alimentando em horários desregrados e beliscando petiscos entre as principais ceias quando sente fome, por exemplo”.
 
2 - Comer rápido
Quando a pessoa come muito rápido, ela acaba por comer mais para se satisfazer, tendo em vista que o cérebro demora cerca de 15 minutos para processar a ingestão de alimentos e proporcionar saciedade. "Por isso, é necessário criar o hábito de ingerir devagar. Uma dica para começar é contar as mastigações, de 30 a 50 vezes, e evitar distrações durante a alimentação. Isso fará com que o cérebro compreenda esse novo ritmo de ingestão de alimentos e, com o tempo, essa prática se tornará automática".
 
 3 - Restringir a alimentação
Fuja das dietas que retiram um tipo de alimento ou que possuem calorias vazias. “Dietas como: da sopa, maçã, da proteína, entre outras, devem ser evitadas ou acompanhadas por um profissional da área da saúde específico para não causar déficit de nutrientes no organismo”. O segredo para o emagrecimento sustentável é a reeducação alimentar e isso só é possível através de uma alimentação balanceada e completa.
 
4 - Exagerar nos finais de semana
“Comer direito em todos os dias da semana para poder exagerar no final de semana é um dos piores erros que alguém pode cometer se quiser emagrecer pois, de uma forma ou outra, a pessoa irá ingerir todas as calorias que estava evitando”. O segredo é manter uma rotina diária saudável em todos os momentos. Se acontecer algum exagero, a dica é compensar no dia seguinte com um cardápio mais leve, porém essa atitude não pode ser recorrente.
 
5 - Não contar com a ajuda de profissionais
Emagrecer sozinho é possível, mas o processo será muito mais eficaz com a ajuda de profissionais especialistas em emagrecimento. “Isso porque as pessoas tendem a pegar dietas prontas ou seguir dicas da internet, mas cada corpo é único e deve ser tratado com exclusividade. Portanto, o acompanhamento de nutricionistas, coach e até psicólogos é essencial para garantir um emagrecimento saudável e sustentável”, finaliza a nutricionista.
 
Fonte: A Redação
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