Detran - GO já reassumiu 25% das bancas

Detran será responsável novamente pelas bancas examinadoras de CNH a partir de dezembro, quanto termina o contrato com a UEG. (Foto: Divulgação/Detran-GO)

Aproximadamente 25% das bancas examinadoras para a obtenção, adição ou mudança de categoria de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Estado já estão sendo realizadas integralmente por servidores do Departamento Estadual de Trânsito. O índice representa aproximadamente 20 municípios. A retomada do controle das bancas está sendo feita paulatinamente e deve ser concluída em dezembro, quando vence o contrato com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O Detran-GO voltou a exercer o controle das bancas examinadoras no dia 27 de agosto, quando foi implantado o projeto-piloto na cidade de Inhumas, Região Metropolitana de Goiânia. As provas práticas e teóricas, até então, vinham sendo aplicadas por examinadores da (UEG), sob supervisão da autarquia. A expectativa é que a mudança gere uma economia de 50% para o órgão de trânsito, que, em 2018, repassou aproximadamente R$ 14 milhões à instituição de ensino.

Segundo o gerente de Habilitação do Detran-GO, José Osvaldo Carneiro, o trabalho dos examinadores da autarquia vem sendo elogiado em todos os municípios em que a mudança foi implantada. Para ele, a tranquilidade do processo de transição se deve à qualificação dos profissionais. “Desde o princípio, temos pregado que nosso foco tem que ser o candidato. Temos que criar condições para que ele faça a prova num ambiente tranquilo, de forma que possa colocar em prática o aprendizado adquirido nos Centros de Formação de Condutores (CFCs)”.

Capacitação

Para retomar a banca examinadora foi feito um cronograma de formação e capacitação de profissionais. Atualmente, a autarquia possui 230 examinadores e está com inscrições abertas para novo curso até o dia 11 de outubro. Para se prepararem, os servidores passarão por processo seletivo que exige diploma de nível superior, comprovação de capacidade técnica, certidão de nada consta da auditoria do Detran-GO e avaliação psicológica. Durante o curso, são ministradas disciplinas como mecânica, legislação, psicologia e didática.

Após o curso, os profissionais ainda passam por treinamento prático. O examinador deve ser maior de 21 anos, possuir, no mínimo dois anos, de habilitação na categoria que pretende avaliar, e ter curso superior completo. Ele deve comprovar que não sofreu suspensão do direito de dirigir nos últimos dois anos e não cometeu nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Ele ainda passa por avaliação psicológica e de antecedentes.

Mais informações: 3272 - 8007 / 3272 - 8027

0
0
0
s2sdefault
© 2019 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados