“Confronto policial tem que ser evitado ao máximo”, diz Moro em Goiânia

Durante visita a Goiânia na manhã desta segunda-feira (23), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que os confrontos policiais devem ser evitados ao máximo. Pronunciamento foi feito no Paço Municipal depois que o ministro foi questionado por três vezes sobre a morte de Ágatha Vitória Sales Félix, 8, atingida por um tiro nas costas no Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (21).

Inicialmente, o ministro informou que não falaria a respeito do caso, já que está em Goiânia para realizar a primeira visita técnica às forças de segurança envolvidas no projeto “Em Frente Goiás”. No entanto, depois de ser questionado pela terceira vez, Moro falou sobre o assunto.

“Diante da insistência vou esclarecer que o evento ocorrido é terrível, mas os fatos estão em apuração. Pela falta de esclarecimento de todas as circunstâncias, qualquer juízo em relação ao efeito disso para a proposta que colocamos no Congresso (projeto de lei anticrime) me parece evidentemente prematuro”.
Segundo ele, pelo que se sabe do caso até o momento, não há qualquer indício de que o policial militar, que atirou contra a kombi em que a criança estava, possa ter agido em legítima defesa.

“A proposta do projeto de lei anticrime diz respeito ao aperfeiçoamento do instituto da legítima defesa. Pelo que caminha os fatos que foram noticiados até agora, e isso precisa ser confirmado, não haveria uma situação compatível para aplicar o projeto de lei anticrime”, disse.

Moro afirmou que a proposta é fortalecer o Estado no enfrentamento da criminalidade. “Nunca propusemos uma política de confronto policial. A proposição diz respeito à legítima defesa, quando existe um cidadão, um policial no enfrentamento de um criminoso. Evidentemente não é o que ocorre em relação à criança”, destacou.
Ainda de acordo com ele, os confrontos policiais devem ser evitados ao máximo. “Eventualmente eles vão ocorrer e por isso precisam estar regularizados”, completou.

0
0
0
s2sdefault

css custom

© 2024 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados