cantaresGrupo de Cantares e Danças Portuguesas fomenta a cultura e traz mais qualidade de vida à melhor idade.

O Grupo Cultural de Dança e Cantares Portugueses, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia (SEMAS), apresentou-se nesta terça, 24, no Centro Cultural de Goianésia Berchiolina Rodrigues. O grupo apresentou músicas e danças para o público, entre elas o tiro-liro-liro, e os viras.

O principal objetivo do grupo, que divulga a cultura portuguesa, é estimular sociabilização e promoção social da pessoa idosa. Segundo Eurico Moreira, fundador do grupo, a apresentação em 6 cidades do Estado vai mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa por meio da música e da dança. 'Na cultura portuguesa, o Grupo de Dança e Cantares Portugueses é o único nesta faixa etária.

Além da SEMAS, o Grupo de Dança e Cantares Portugueses recebe também o apoio Lei Goyazes de Incentivo à Cultura do Governo Estadual e também tem patrocínio da Unitintas.

O Grupo já realizou 300 shows nestes 14 anos, cinco turnês pelo Estado, cinco shows nos estados da Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e São Paulo, além de participar de dois festivais internacionais em Portugal. Possui na bagagem dois CDs, dois DVDs e diversos prêmios conquistados ao longo de 14 anos de história. O grupo também atua em projetos sociais ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social e, quando necessário ajuda os próprios integrantes.
Sobre o Grupo

IMG 22477

O Grupo Dança e Cantares Portugueses foi fundado em 15 de fevereiro de 2003 pelo português Eurico Moreira e sua esposa, a brasileira Lúcia Medeiros. Atualmente, integram a turma 32 homens e mulheres na faixa etária de 60 anos acima. Os integrantes aprendem a dançar e a tocar instrumentos, baseados na música popular portuguesa e do folclore português – viras, chulas, malhões e rusgas – tradicionais danças do folclore do Norte de Portugal. 

Além de Ceres e Goianésia, que ja receberam a apresentação, confira a programação da turnê por mais  4 municípios goianos: 

28 de outubro (20h) – no Cine Pireneus, em Pirenópolis.
06 de novembro (19:30h) – no Teatro Municipal de Anápolis, em Anápolis
17 de novembro (19h) – na Praça dos Quiosques, em Abadiânia
24 de novembro (19h) – Cras Coco Uirapuru , em Uirapuru.

0
0
0
s2sdefault