Municípios vão à Brasília pleitear inclusão na RIDE/DF

IMG 20170628 WA0049IMG 20170628 WA0049
O secretário de projetos do Governo de Goianésia, Pedro Gonçalves, esteve em Brasília nesta quarta, 28, liderando comitiva em visita aos senadores de Goiás. O objetivo foi buscar apoio para o projeto PLC 102/2015, que trata sobre a inclusão de vários municípios na RIDE/DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).
 
Estiveram na comitiva, além do secretário, o prefeito de Flores de Goias, Jadiel Ferreira (PR), de Barro Alto, Luciano Lucena (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Elismar. Eles foram refebidos pelos senadores Wilder Morais (PP), Ronaldo Caiado (DEM) e Lúcia Vânia.
 
Atualmente, a  RIDE é constituída pelo Distrito Federal e municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.
 
De acordo com Pedro Gonçalves, a inserção de Goianésia pode trazer diversos benefícios tributários, crédito, atração de empresas e acesso a recursos que sao destinados ao Distrito Federal e Entorno. "A expectativa é que essa votação aconteca o mais rápido possível no Senado, segundo palavras dos senadores Ronaldo Caiado e Wilder Morais, que nos receberam. 
 
No momento, os municípios que podem ser inseridos na RIDE/DF são: Goianésia, Vila Propício, Barro Alto, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Cavalcante, Flores de Goiás, Niquelândia, São joão D´Aliança, Simolândia, em Goiás, e Arinos e Cabeceira Grande, em Minas Gerais. 
 
O Secretário de Projetos lembrouu ainda que o Projeto de Lei, que insere Goianésia na RIDE, foi de autoria do deputado Daniel Vilela (PMDB). "Quando estávamos na assessoria do deputado, pleiteamos junto a ele essa solicitação, que foi prontamente atendida", ressaltou. 

Os principais interesses de atuação da RIDE são:

- infraestrutura;
- geração de empregos e capacitação profissional;
- saneamento básico;
- uso, parcelamento e ocupação do solo;
- transportes e sistema viário;
- proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
- saúde e assistência social;
- educação e cultura;
- combate às causas de pobreza e aos fatores de marginalização;
- telecomunicações;
- segurança pública.
 
 
0
0
0
s2sdefault

css custom

© 2024 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados