Goianésia lança Agosto Lilás com adesão a Pacto Goiano pelo fim da Violência contra a Mulher

..

Foram lançados, nessa terça-feira, 16 de agosto, em Goianésia, o Agosto Lilás, movimento de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e o Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas, estabelecido para o triênio 2022-2024, do qual o município é signatário.

O evento, sob a liderança da primeira-dama de Goianésia e secretária municipal da Mulher, Família e Direitos Humanos, Eloá Menezes, foi na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Educação; e contou com a participação de mulheres de vários segmentos sociais, entre elas as também secretárias municipais Luciana Otoni (Saúde) e Elisandra Carla Menezes (Educação); assessoras da vereadora Salete Carrilho, chefe da Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal; a coordenadora regional de Educação, Gislene Fonseca; e as delegadas Poliana Bergamo, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), e Ana Carolina Pedrotti, titular da Delegacia Municipal de Goianésia, além da assessora da Deam, Ana Paula, acompanhadas do delegado regional da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em Goianésia, Wladimir Freire; e da coordenadora da Justiça Restaurativa em Goianésia, onde acontecem os círculos de construção de paz, Alice Rayane da Cruz Moreira.

..

A campanha Agosto Lilás faz referência ao aniversário, neste mês, da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Já o Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, celebrado a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja, alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas. Uma cor vibrante e positiva, o laranja representa, nesse contexto, um futuro livre da violência contra mulheres e meninas.

“Esse encontro de hoje é para unir os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo em prol do combate à violência contra a mulher”, afirmou a primeira-dama Eloá Menezes. “E vamos trabalhar, neste mês, apresentar esse pacto, cujas ações trabalharemos até o último dia da gestão do Léo [prefeito Leonardo Menezes] e espero que o sucessor e a próxima primeira-dama deem continuidade”.

São parceiros, em Goianésia, tanto da campanha Agosto Lilás quanto do Pacto Goiano, as secretarias municipais da Promoção Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e da Mulher, Família e Direitos Humanos; a Deam; e a Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal.

..

AÇÕES

Desde a adesão de Goianésia, no fim de junho passado, ao Pacto lançado nessa terça-feira, com a assinatura do compromisso pelo prefeito Leonardo Menezes, ficou estabelecido o cumprimento, pelo município, de sete ações, algumas das quais já implementadas pelo ente político, que são:

  • implantar o Conselho Municipal de Política para a Mulher;
  • aderir ao Programa: Educação e Justiça Maria da Penha na Escola;
  • desenvolver o grupo reflexivo para autores e vítimas de violência doméstica;
  • aderir às campanhas temáticas:

► Campanha Sinal Vermelho (X na mão); e

► Dia Laranja (todo dia 25);

  • criar espaço humanizado – Sala lilás;
  • adotar o Maria da Penha na sua empresa, com a campanha “Você não está sozinha”; e
  • promover capacitação em plataforma EAD – Curso – Educação em Gênero.
0
0
0
s2sdefault

Grupo de Perillo tende a cristianizar Helio de Sousa e a bancar apenas Lêda e Matheus

Deputado estadual Helio de Sousa pode estar em processo de cristianização pelo grupo de Marconi Perillo.Deputado estadual Helio de Sousa pode estar em processo de cristianização pelo grupo de Marconi Perillo.

Um tucano disse a dois deputados, na Assembleia Legislativa: “O dr. Helio de Sousa, médico de Goianésia, é um excelente deputado estadual, mas, na disputa para deputado federal, vai ser cristianizado pelo grupo de Marconi Perillo”.

De acordo com o tucano, o grupo de Perillo vai apostar basicamente nos candidatos Lêda Borges e Matheus Ribeiro. Há uma crença, no tucanato, de que Ribeiro tende a ser o mais votado e que, no futuro, se tornará um novo Célio Silveira (trocou o PSDB pelo MDB), porque, sendo um cristão-novo, não tem compromisso real com o PSDB.

Comenta-se que o milionário Otavinho Lage vai ser o principal apoiador de Helio de Sousa, que é amigo e aliado histórico de sua família.

Consta que um dos suplentes de Marconi Perillo, o empresário Jalles Fontoura (irmão de Otavinho Lage), do PSDB, não tem entusiasmo pelo deputado estadual. Mas também não o boicotará.

Fonte: Jornal Opção

0
0
0
s2sdefault

Prorrogadas, até 8 de setembro, as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Goianésia

..

Foram prorrogadas as inscrições ao Concurso Público da Prefeitura de Goianésia. O prazo aberto em 8 de agosto, e que se estenderia até o dia 28 deste mês, agora foram estendidos até 9 de setembro. Edital de retificação, contendo essa e outras alterações, necessárias no cronograma, foi publicado hoje, quinta-feira, 18, nos diários oficiais do município, do estado e da União, e também em jornal de grande circulação, no caso, O Popular. Todas as datas mais relevantes, como a da aplicação das provas objetivas para todos os cargos, no dia 16 de outubro, foram mantidas.

O chefe da Assessoria Jurídica da Casa Civil da Prefeitura de Goianésia, Maick Brito, explica que a retificação no Edital decorreu de pequena alteração nos cargos de Agente de Comunitário de Saúde e de Agente Combate às Endemias, a qual abriu leque maior de possibilidades para esses cargos, passando a contemplar alguns bairros da cidade antes não abrangidos, uma vez que é exigida a residência do candidato na área de atuação.

“Então, em decorrência disso, para não prejudicar nenhum dos candidatos e, justamente, para facilitar esse acesso, foi prorrogado o prazo de inscrições, para que mais pessoas tenham condições de participar”, aponta Maick Brito.

O detalhe é que a prorrogação vale para todos os cargos, e não apenas para os de agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias. “A prorrogação se dá em função desses cargos, mas não fica restrita a esses cargos. Dessa maneira, todos os candidatos, a qualquer dos cargos de seu interesse, podem fazer a sua inscrição até o dia 8 de setembro”, confirma o chefe da Assessoria Jurídica da Casa Civil.

CERTAME

De acordo o Edital, são oferecidas 354 vagas, com remuneração que chega até R$ 17.005,27, mais 1.069 em cadastro de reserva, no maior Concurso Público, em 10 anos, da Prefeitura de Goianésia, cujo último grande certame no município fora feito em 2012.

As inscrições são feitas online, diretamente no site da banca examinadora, Itame:

http://www.itame.com.br/site/concursos_detalhes.aspx?conid=BWA72IwXPs=

Quem precisar, pode acessar a página da Prefeitura que será direcionado para a página de inscrições. E quem não tiver fácil acesso à internet, há dois pontos de atendimento para auxílio dos candidatos, nas secretarias municipais da Promoção Social, no Paço Municipal Laurentino Martins Rodrigues, e do Trabalho, na Rua 31 com a Rua 14.

DATAS MANTIDAS

A assessoria da Prefeitura de Goianésia informa que, apesar de retificado o Edital, prorrogando o período de inscrições, a maioria do cronograma não foi afetada. É o caso da data da realização das provas.

As poucas datas alteradas são aquelas entre as inscrições e a aplicação das provas, por terem relação direta às das inscrições, como a homologação de inscrições e julgamento de eventuais recursos contra a lista de homologação.

Ficas mantidas ainda a data para divulgação do resultado final, no dia 14 de dezembro, e a expectativa de iniciar a investidura dos aprovados e classificados nos respectivos cargos, no começo do próximo ano.

O Edital prevê, para cargos específicos, inclusive para agentes Comunitários de Saúde, de Combate a Endemias e, ainda, para agentes de Trânsito, o período de um mês, de 11 de novembro a 11 de dezembro, para realização o curso de formação para esses cargos. Não alteração também nesse período.

CONCORRÊNCIA

Pelas estimativas do chefe da Assessoria Jurídica da Casa Civil, Maick Brito, o número de inscritos no certame, até agora, indica grande a concorrência de candidatos para os 350 cargos ofertados pelo concurso público.

De início, a Administração Pública municipal trabalhava com a estimativa de 3,5 mil a 4 mil candidatos. O número de candidatos deve extrapolar a previsão inicial.

“Tecnicamente, isso nos dá uma segurança de bons nomes concorrendo às vagas para assumir os cargos ofertados no município”, avalia Maick Brito.

0
0
0
s2sdefault

Adriana Accorsi “ensina” como reagir diante da violência política

Adriana Accorsi (Foto Maykon Cardoso Alego)Adriana Accorsi (Foto Maykon Cardoso Alego)

A deputada estadual Adriana Accorsi (PT) estava em seu carro, quando uma caminhonete de grande porte parou a seu lado e seu condutor começou a lhe dirigir impropérios. A motivação? Pura política.

A situação ocorreu no ano passado. O “gatilho” para a agressão foi o fato de o automóvel da parlamentar ter referências a seu partido e ao ex-presidente – e então já pré-candidato petista ao Planalto – Luiz Inácio Lula da Silva. Ao notar que quem estava no automóvel era uma deputada do Partido dos Trabalhadores, em vez de se conter, o sujeito subiu o nível dos insultos.

O agressor foi identificado pela parlamentar – mora no mesmo bairro onde ela reside – e sofreu um processo por conta da “liberdade de expressão”. “Liberdade de expressão”, no caso, está entre aspas por motivos óbvios: ninguém tem a liberdade de agredir outra pessoa sem que isso lhe possa acarretar punição. Em outras palavras, a liberdade de um começa onde a do outro termina.

Como nesta semana começa a campanha de rua e, com ela, os adesivos e outros adereços de candidatos devem tomar conta dos veículos, a atitude da deputada-delegada – que este ano vai buscar trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal – mostra o que deve ser feito: evitar um maior bate-boca e procurar, da forma que for possível, pegar os dados do agressor (ou de seu veículo) e levar o caso às autoridades policiais.

O episódio não é “caso isolado” para Adriana. Pelo menos desde 2020, ela vem sofrendo com ameaças por questões políticas. A última foi na semana passada, em que, no Instagram, um perfil com a foto de um homem ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu “quero saber o dia do seu velório”. O autor foi identificado e a polícia goiana – a quem Adriana (que é delegada) fez muitos elogios pela condução do caso – está tomando providências.

 Violência política, infelizmente, tem sido e tende a ser algo recorrente no período eleitoral. Por enquanto, o que se vê são candidatos e militantes da oposição ao bolsonarismo sendo as vítimas. Uma delas perdeu a vida: o petista Marcelo Arruda, morto pelo policial penal e bolsonarista Jorge Guaranho ao comemorar seus 50 anos com decoração alusiva a Lula e ao PT.

Fonte: Jornal Opção

0
0
0
s2sdefault

Jovem morre após trator cair sobre ele em empresa de Goianésia

Bombeiros retiram jovem debaixo de trator em fazenda de Goianésia, Goiás — Foto: Reprodução/Corpo de BombeirosBombeiros retiram jovem debaixo de trator em fazenda de Goianésia, Goiás — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Um jovem de 19 anos morreu após um trator cair sobre ele numa área rural de uma empresa em Goianésia.

O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local para socorrer o rapaz, na noite de terça-feira (16), e retirou o corpo de debaixo do veículo.

O jovem era operador de motobomba na empresa Jalles Machado e estava no horário de trabalho. A empresa informou em nota que o jovem foi levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a empresa, as causas do acidente estão sendo investigadas. "Lamentamos o ocorrido e estamos prestando todo o apoio a seus familiares neste momento de profunda dor e tristeza para todos nós", diz a nota.

O tenente dos bombeiros Eder Rosa da Silva disse que o jovem foi resgatado com lesões graves na coluna e nas costelas por causa do peso do trator.

"Ele ficou embaixo do trator e foi retirado com lesões graves. Segundo informações de pessoas que estavam no local, veículo pode ter perdido o freio e veio a tombar", explicou o oficial.

Fonte: G1 Goiás

0
0
0
s2sdefault

Briga após acidente de trânsito quase termina em morte no Bairro Carrilho

..

Na tarde desta terça-feira, 16, um acidente de trânsito seguido de briga, quase terminou em tragédia na Avenida Pará, quase esquina com a Rua 27, no Bairro Carrilho, região leste de Goianésia. O nome da vítima não foi divulgado.

De acordo com informações a vítima estaria em um veículo de passeio que abalroou na traseira da motocicleta, que era conduzida pelo suspeito. Em seguida, o motociclista, bastante nervoso, começou a dar murros no vidro do carro, e quando o motorista saiu do carro começou a ser agredido com golpes de capacete.

Mesmo caído, a vítima continuou a receber golpes na cabeça, o que a deixou desacordada e provocou aprofundamento de crânio. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, a vítima foi levada para o Hospital Municipal Irmã Fanny Duran para atendimento médico adequado.

Já o suspeito fugiu, e não foi localizado pela Polícia Militar.

 

0
0
0
s2sdefault

Page 1 of 543

css custom

© 2022 Jornal Opinião - Todos os direitos reservados