Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.

Por Victor Wenceslau B. Mendonça -  Cirurgião Dentista

Que é hipersensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:

denteIlustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio.

Qual é a causa da hipersensbilidade dentinária?

A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:

Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada; Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina; Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis; Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três; Gengivite, que pode causar retração gengival; Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;

Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o Clareamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.

Que posso fazer?

O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade:

Use uma escova de cerdas muito macias; Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival; Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade;

O dentista pode:

Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente; Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário; Restaurar as áreas que perderam o esmalte;

No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz.

Com base em informações Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2017 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados.

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

O hexa ainda está longe!

O hexa ainda está longe!

20.06.18

Guilherme Silvério de Araújo Júnior Lendo em VEJA on line no blog do jornalista RICARDO NOBLAT as ´.

Venha para a Vivenda Materiais de Construção!

Venha para a Vivenda Materiais de Construção!

20.06.18

A Vivenda Materiais de Construção está há 21 anos no mercado de materiais de construção em Goianési.

Caiado reúne lideranças políticas em Goianésia

Caiado reúne lideranças políticas em Goianésia

13.06.18

Visando as eleições estaduais para o Governo do Estado, o senador Ronaldo Caiado realizou encontro.

Filme conta a história do mítico médium goiano João de Deus

Filme conta a história do mítico médium goiano João de.

04.06.18

Documentário conta a história do médium João de Deus. Goiânia - João é de Deus e durante boa parte d.

Sedentarismo atinge quase metade dos brasileiros; saiba como evitar

Sedentarismo atinge quase metade dos brasileiros; saiba como evitar

04.06.18

Goiânia - Considerado a doença do século, o sedentarismo e pode causar diversos problemas de saúde,.