“Tenha um Currículo Eficiente e Eficaz”

No mundo do trabalho competitivo em que vivemos, é importante de alguma forma chamar a atenção para si e fazer com que todos prestem atenção no que você diz, fala, pensa ou produz, mas se destacar no meio da multidão nem sempre é fácil.

E parte fundamental disso é a elaboração de um bom currículo, que muitas pessoas ainda hoje têm dúvidas sobre como é a maneira correta de se fazê-lo, o que colocar, quais informações destacar, dentre várias outras dúvidas.
Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida. Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um currículo ruim.

Ao preparar ou atualizar o seu currículo, pergunte a si mesmo: “Quem ler este texto vai querer me conhecer?”

Português errado, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas… A lista de pecados curriculares não termina aí, e cometê-los pode custar uma boa oportunidade de trabalho.
Por isso reuni a seguir 10 dicas que podem facilitar muito sua vida na hora de elaborar um currículo que seja bem feito e chame atenção para você.
1 – Dados pessoais: Resumem-se ao seu nome, endereço com CEP, telefone, e-mail e só. Idade e estado civil são optativos.

2 – Objetivo Profissional: Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.

3 – Formação: Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições.

4 – Perfil Profissional: Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. O leitor precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.

5 – Histórico profissional: O ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos! Sintetize suas principais realizações em duas linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.

6 – Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Desculpas do tipo “meu inglês está enferrujado” ou “com um curso de imersão, recupero meu espanhol” não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.

7 – Salários: Não mencione pretensões salariais a menos que seja solicitado! Deixe para tratar desse assunto mais tarde. Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato.

8 – Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça.

09 – Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam ideia de desleixo.

10 – Orientações de formato:

Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas.

Texto: Fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.

Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3×4 comportada.

Coloquei para vocês um modelo comentado de currículo no Word para editar no site https://www.rhcomvoce.com/artigos (está em um símbolo do Word, escrito modelo de currículo - clique para baixar) ou no link direto: https://drive.google.com/file/d/0BzgPUp_tVum4MUhUWl9sSEdkdFU/view?usp=sharing
É só baixar GRATUITAMENTE, editar com seus dados e seguir as dicas, com certeza terá grande assertividade em sua busca por colocação no mercado de trabalho, está dentro dos padrões atuais com muitas dicas de objetividade.
Abraços e Sucesso!
Rafael Mendes
Gestor de RH Especialista em Desenvolvimento Organizacional e Coaching.
Site: www.rhcomvoce.com E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone/Whatsapp: 62 98572342.

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

Marconi prepara demissão em massa no Vapt Vupt, afirma Nelto

Marconi prepara demissão em massa no Vapt Vupt, afirma Nelto

21.10.17

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), adotou definitivamente a terceirização como política.

Chapa dos sonhos de Ronaldo Caiado inclui Daniel Vilela na vice e Lúcia Vânia pro Senado

Chapa dos sonhos de Ronaldo Caiado inclui Daniel Vilela na.

21.10.17

Chapa dos sonhos do senador Ronaldo Caiado. Ele para o governo, a senadora Lúcia Vânia (PSB) e o de.

Um dos alunos mortos em escola de Goiânia era amigo do atirador

Um dos alunos mortos em escola de Goiânia era amigo.

21.10.17

Um dos dois adolescentes mortos no ataque a tiros ao Colégio Goyases, em Goiânia, nesta sexta-feira.

Sucessão 2018: Marconi já não consegue esconder preferência por Otavinho

Sucessão 2018: Marconi já não consegue esconder preferência por Otavinho

16.10.17

José Eliton (PSDB) já pode colocar as barbas de molho. Quem esteve na Inauguração da Fábrica d.

Curso de Mestre de Obras em Goianésia a partir de Novembro!

Curso de Mestre de Obras em Goianésia a partir de.

14.10.17

O Galáxia Preparatórios e Centro de Pós Graduação traz para Goianésia, uma ótima opção para quem qu.