Especialistas de Recursos Humanos apontam as mídias sociais e sites como substitutos dos currículos impressos.or meio do currículo do “futuro”, a atualização dos dados será online e constante, permitindo analisar as relações e o nível de desenvolvimento da carreira dos candidatos aos decorrer da vida acadêmica e profissional. Além de avaliar o conhecimento e suas capacidades, grupos de discussão, rede de contatos, capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, dentre outros fatores.

O currículo do “futuro” será hospedado e acessado a partir de diferentes plataformas, não somente nas mídias sociais, mas numa nova abordagem que alterará o conceito existencial do próprio currículo.

Já podemos vivenciar isso atualmente, pois a maioria das empresas já faz cadastro de seus candidatos através de sites próprios ou pagos, como o Catho.com, Vagas.com, Manager.com dentre várias outras plataformas existentes no mercado.

No que tange Mídias Sociais, a mais utilizada atualmente com esse recurso é o LinkedIn.

Os sites de algumas empresas oferecem os mais diversos recursos, alguns inclusive fazem triagem dos dados. Se uma vaga “X” por exemplo, exige apenas determinado grau de escolaridade ou experiência, o sistema tria apenas os que adequam-se nesses requisitos, excluindo os demais cadastros.

De acordo com uma pesquisa global, conduzida pela consultoria Robert Half, 34% dos entrevistados do Brasil apontam ser muito provável essa substituição,

 A Holanda aparece na sequência: três em cada dez executivos apostam na mudança do CV tradicional para as redes sociais/sites.

TOP 5 - Muito provável que os currículos tradicionais sejam substituídos por perfis nas redes sociais/sites:

Brasil 34%

Holanda 30%

Chile 29%

Itália 16%

Suíça e Luxemburgo 14%

Quanto à eficiência das redes sociais/sites como ferramentas de recrutamento, 54% dos brasileiros acreditam no potencial delas. Nesse quesito, a liderança fica por conta dos executivos da China (64%) e de Cingapura (56%). Os da Alemanha (33%) são os que menos consideram as redes sociais eficientes no recrutamento, seguidos pelos da Bélgica (37%).

No Brasil, o principal uso das redes sociais no processo de recrutamento se dá na verificação de referências de potenciais candidatos, conforme relatado por 25% dos RH’s brasileiros. O uso das redes também foi considerado válido para os pesquisados na comunicação com candidatos (24%) e na seleção de profissionais (21%).

 Na média global, as redes sociais são consideradas muito úteis na seleção e na comunicação com candidatos segundo os executivos.

  A pesquisa sondou 1.876 diretores de RH em 16 países.

* Pesquisa Realizada pela Consultoria Robert Half

Abraços e sucesso!

Rafael Mendes

Gestor de Talentos Humanos

Especialista em Desenvolvimento Humano  e Coaching

(62) 98572-3432   Site: www.rhcomvoce.com

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault

“Tenha um Currículo Eficiente e Eficaz”

No mundo do trabalho competitivo em que vivemos, é importante de alguma forma chamar a atenção para si e fazer com que todos prestem atenção no que você diz, fala, pensa ou produz, mas se destacar no meio da multidão nem sempre é fácil.

E parte fundamental disso é a elaboração de um bom currículo, que muitas pessoas ainda hoje têm dúvidas sobre como é a maneira correta de se fazê-lo, o que colocar, quais informações destacar, dentre várias outras dúvidas.
Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida. Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um currículo ruim.

Ao preparar ou atualizar o seu currículo, pergunte a si mesmo: “Quem ler este texto vai querer me conhecer?”

Português errado, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas… A lista de pecados curriculares não termina aí, e cometê-los pode custar uma boa oportunidade de trabalho.
Por isso reuni a seguir 10 dicas que podem facilitar muito sua vida na hora de elaborar um currículo que seja bem feito e chame atenção para você.
1 – Dados pessoais: Resumem-se ao seu nome, endereço com CEP, telefone, e-mail e só. Idade e estado civil são optativos.

2 – Objetivo Profissional: Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.

3 – Formação: Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições.

4 – Perfil Profissional: Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. O leitor precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.

5 – Histórico profissional: O ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos! Sintetize suas principais realizações em duas linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.

6 – Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Desculpas do tipo “meu inglês está enferrujado” ou “com um curso de imersão, recupero meu espanhol” não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.

7 – Salários: Não mencione pretensões salariais a menos que seja solicitado! Deixe para tratar desse assunto mais tarde. Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato.

8 – Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça.

09 – Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam ideia de desleixo.

10 – Orientações de formato:

Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas.

Texto: Fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.

Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3×4 comportada.

Coloquei para vocês um modelo comentado de currículo no Word para editar no site https://www.rhcomvoce.com/artigos (está em um símbolo do Word, escrito modelo de currículo - clique para baixar) ou no link direto: https://drive.google.com/file/d/0BzgPUp_tVum4MUhUWl9sSEdkdFU/view?usp=sharing
É só baixar GRATUITAMENTE, editar com seus dados e seguir as dicas, com certeza terá grande assertividade em sua busca por colocação no mercado de trabalho, está dentro dos padrões atuais com muitas dicas de objetividade.
Abraços e Sucesso!
Rafael Mendes
Gestor de RH Especialista em Desenvolvimento Organizacional e Coaching.
Site: www.rhcomvoce.com E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone/Whatsapp: 62 98572342.

0
0
0
s2sdefault

Pessoal, diariamente sempre tenho divulgado muitas vagas no Blog RH com Você e nas minhas redes de emprego no Facebook e Linkedin.

Estou percebendo que algumas pessoas não estão tendo retorno e não sendo chamadas para entrevistas...

Muitas vezes cobramos feedback dos recrutadores, mas será que estamos agindo corretamente ao enviar nossos currículos? Será que estamos passando uma imagem positiva e nos vendendo bem?

Para facilitar esse primeiro contato fiz esse artigo com 10 Dicas de como Enviar Currículos para Vagas Divulgadas em Sites e Anúncios em Jornais com algumas falhas que candidatos cometem nos processo de recrutamento.

1) Ler o anúncio na íntegra - dedicar-se a ler o anúncio até o final.

2) Analisar atentamente os pré-requisitos divulgados no anúncio da vaga para verificar preenche a todos.

3) Analisar as responsabilidades da vaga e avalie em sua carreira e/ou trajetória se apresenta as competências necessárias para assumí-las.

4) Nunca encaminhar seu currículo sem nenhuma mensagem no corpo do email. Faça uma breve apresentação e sempre coloque o nome da vaga no assunto do e-mail ou código de acordo com o que for divulgado no anúncio.


5) Se o anúncio exigir a pretensão salarial, não encaminhe seu currículo sem informar um valor mínimo. Faça uma pesquisa e estabeleça uma média. Não substituir a pretensão salarial exigida, pelos termos: “compatível com o mercado” ou “aberto a negociação”.

6) Não tentar forçar uma amizade ou aproximação artificial com o selecionador, achando que será mais bem avaliado por isto.

7) Não implorar chances expondo problemas ou necessidades pessoais, o selecionador não é contratado para fazer filantropia.

8) Não entrar em contato com o selecionador para informar-se sobre dados que constam no anúncio, e que você saberia se tivessededicado-se a ler o anúncio até o final.

9) Entender que os requisitos devem ser respeitados e que se a empresa busca determinado perfil, ela é soberana e tem os seus motivos para tal exigência.


10) Não cobrar ou esperar retorno pelo simples fato de ter se candidato à oportunidade (enviado currículo) retornos quando oferecidos, é feito somente aos profissionais que passarem pelo processo de seleção na empresa contratante.

Quanto mais falhamos no processo de recrutamento, mais estamos fortalecendo nossos concorrentes e deixando uma mensagem negativa na empresa na qual estamos pleiteando uma colocação.

No próximo artigo, trarei um modelo de currículo objetivo e de acordo com os padrões da atualidade.

Abraços e Sucesso!
Rafael Mendes
Gestor de RH Especialista em Desenvolvimento Organizacional e Coaching.
Site: www.rhcomvoce.com E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone/Whatsapp: 62 98572342.

Rafael Mendes é graduado em Gestão de Recursos Humanos; MBA Gestão de Pessoas por Competências e Coaching; Formação Internacional em Coaching pelo ICI - Internacional Association of Coaching Institutes - Arline Davis; Formação em Coach Vocacional e em Grafologia; Atuação generalista como Business Partner de Recursos Humanos nos últimos 10 anos em indústrias de grande porte do ramo têxtil, metalúrgico e construção civil com implantação e desenvolvimento de subsistemas de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Administração de Pessoal; Atuação como coach de carreira, de vida e executivo; Assessoria em recolocação profissional; Consultoria em gestão de pessoas; Facilitador em Cursos Profissionalizantes e Cursos In Company com mais de 2.800 alunos formados na área de RH em Goiás; Colunista sobre Gestão de Pessoas e Carreira em Sites e Jornais; Conselheiro na Diretoria da ABRHGO nos pleitos 2016-2018; Coautor do Livro “Coaching não te transforma, ele te Revela” – Com lançamento nacional em Julho de 2017 pela Editora Leader

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

Justiça exige que Google exclua fotos de Cristiano Araújo morto

Justiça exige que Google exclua fotos de Cristiano Araújo morto

17.08.17

O Google teve seu recurso negado e perdeu em segunda instância um processo judicial movido pela fam.

H.Stern lança relógio em comemoração aos 25 anos do Rally dos Sertões

H.Stern lança relógio em comemoração aos 25 anos do Rally.

14.08.17

Nascido da parceria criativa entre a H.Stern e o Rally dos Sertões, o relógio faz parte da Coleção.

Goianésia Mix Festival terá atração para o público infantil

Goianésia Mix Festival terá atração para o público infantil

12.08.17

Escolha as suas atrações e divirta-se também com os pequenos no GMF As crianças vão se divertir à v.

Ministro do Turismo confirma presença na abertura do Goianésia Mix Festival

Ministro do Turismo confirma presença na abertura do Goianésia Mix.

10.08.17

O Ministro do Turismo, Marx Beltrão, confirmou presença na abertura do Goianésia Festival Mix. O mi.

Prefeito Renato de Castro reivindica recursos ao Ministro da Saúde

Prefeito Renato de Castro reivindica recursos ao Ministro da Saúde

10.08.17

Durante visita ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito Renato de Castro, acompanhado do de.